festa 2013

festa 2013

domingo, 26 de setembro de 2010

        Aproveitando a tarde ensolarada de sábado e o inicio das novenas que fazem parte da Programação da 11ª Romaria em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, voluntários relembraram o momento ocorrido há 25 anos e foram até o alto da igreja do Bela Vista para fazer a decoração onde fica a imagem de Nossa Senhora, tão venerada por pessoas que passam diariamente na frente da igreja!


 

Agora, ainda mais bonito... 

Nossa Senhora Aparecida, a Mãe de Jesus, espera por você, para celebrar o seu dia e caminhar até Jesus!


Participe!

"Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus"

09/10 - 7º dia de Novena - Maria, olhar que intecede!

O tema para o sétimo dia da Novena é o ‘olhar intercessor  de Maria sobre os filhos’. 
Neste dia será meditado sobre Maria que ama, ampara e socorre todas as pessoas que, de alguma forma, pedem sua intercessão.
Será recordado durante a Novena o dia em que Nossa Senhora Aparecida foi coroada e aclamada por uma multidão.

Foto: CDM– Santuário Nacional

‘Todos  os olhares foram voltados para a pequena Imagem, e o olhar da virgem Maria estava intercedendo por aqueles fiéis que vieram de longe para participar deste grande momento.

História: A festa da Coroação da Imagem foi realizada solenemente no dia 8 de setembro de 1904, com a coroa de ouro e brilhantes doada pela Princesa Isabel.
Tal privilégio  foi concedido pelo Cônego da Basílica de São Pedro, em Roma,  a pedido de Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, arcebispo do Rio de Janeiro e primeiro Cardeal da América Latinha.
Foi uma grande festa religiosa evento inédito para aqueles tempos: uma concentração de povo nunca antes acontecida no Brasil, reunindo  em Aparecida cerca de 15 mil pessoas, 12 bispos, muitos sacerdotes.

E o povo festejou e aclamou: Nossa Senhora é Rainha porque é Mãe do Rei, Jesus!


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Por que Venero Maria?"

4.      Venero Maria porque ela perseverou em seu “sim”, sendo fiel até o fim no compromisso que assumiu com Deus; nem mesmo quando ela se sentia incapaz de entender o que estava acontecendo com Jesus, deixou de acreditar no que Deus dissera a ela por meio do anjo Gabriel.
5.      Venero Maria porque ela, assim como se colocou a serviço de Deus, também se colocou a serviço do próximo. Atenta a quem estava perto dela, Maria não se pesava em tomar a iniciativa, indo ao encontro para servi-lo.
6.      Venero Maria porque ela é a Mãe do Filho de Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade. Ao receber o nome de Jesus – que significa “Deus Salva” -, o filho de Maria manifesta-se como Aquele que veio para trazer, em definitivo, a libertação do pecado e da morte (que será, com a, definitiva e gloriosa vinda, destruída)
7.      Venero Maria porque ela é a única a receber a missão de acolher, em seu ventre, o Filho de Deus. A unicidade e a singularidade de tão significativa missão enobrece aquela que a recebeu e a cumpriu plenamente.
8.      Venero Maria porque ela aceitou ser espiritualmente a “esposa do Espírito Santo”, deixando-se preparar por Ele, e Dele recebendo o Filho, tornando-se assim “Sacrário do Altíssimo”, mãe do Deus encarnado que subsiste na segunda pessoa da Santíssima Trindade.
9.      Venero Maria porque ela, sendo a mãe terrena do Filho de Deus é, por extensão, Mãe de Deus, como a chamou o Concílio de Éfeso, no ano de 431. E é assim que nós, católicos, a chamamos, conscientes de que tamanha honra só pode ser atribuída a uma criatura por seu Criador.
 
 
por: Pe. Cristovam Lubel

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

08/10 - 6º dia de Novena - Maria, olhar que cura!

No 6º dia em preparação à 11ª Romaria em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, o tema a ser refletido é o olhar misericordioso de Maria que cura.
Neste dia, será meditado o milagre da menina cega, que acreditou no poder da sua devoção a Mãe Aparecida para cura-lá.
A Novena refletirá  sobre  a fé de muitas pessoas  que pedem a intercessão de Nossa Senhora para a cura de alguma enfermidade física e espiritual.

História: Corria o ano de 1874, Dona Gertrudes Vaz e sua filhinha, cega de nascença, levaram três meses de viagem de Jaboticabal (SP) a Aparecida (SP).
A menina tinha ouvido falar da história da ‘pesca milagrosa’ e queria muito visitar Nossa Senhora Aparecida.
Ao chegarem, ainda na estrada poeirenta, a menina fixou o horizonte e exclamou: ‘Olhe, mamãe, a capela da Santa!’.
Dona Gertrudes percebeu  que tanto sacrifício tinha valido a pena. Mãe e filha, a ceguinha agora curada, foram rezar agradecidas, ajoelhadas aos pés de Nossa Senhora Aparecida.


fonte: http://www.santuarionacional.com/festadapadroeira2010/?p=378

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Por que Venero Maria?"

Venerar significa ter grande respeito, grande consideração, grande estima, querer muito bem. É diferente de adorar, o que significa prestar culto a Deus tendo-o como Primeiro, Único e Eterno, origem de tudo o que existe de bom e de belo no universo. Nós católicos, adoramos única e exclusivamente a Deus; a Maria nós veneramos, admirando a sua vida imitando-a e pedindo a sua intercessão.

01. Venero Maria porque ela foi concebida sem o pecado original (Imaculada Conceição), pelo poder de Deus; foi preparada pelo Espírito Santo, já em vista da resposta, que mais tarde, ela daria ao anjo Gabriel (cf. Lc 1,38). Somente Deus é onisciente, isto é, tem conhecimento absoluto sobre todas as coisas, inclusive antes que elas aconteçam.

02. Venero Maria porque ela, sendo criatura e humana como nós somos, foi capaz de entregar-se completa e inteiramente a Deus, dispondo-se a servir a Ele e à humanidade.

03. Venero Maria porque ela foi generosa para com Deus e para com o seu plano de salvação, deixando a si mesma num segundo plano; ao priorizar o desejo de Deus de salvar a humanidade, ela se fez "serva"em nome de todos os homens e todas as mulheres de todos os tempos.

por: Pe. Cristovam Lubel

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Teatro "Aparecida das Águas"





Estamos nos aproximando do dia 12/10 ... O Dia da Padroeira do Brasil !

E na Programação deste ano em Parceria com o Grupo Teatral Paixão, estaremos Apresentando o Teatro "Aparecida das Águas ", baseado no DVD produzido pelo Santuário Nacional de Aparecida.
 




Aproveitando o " Lago das Araucárias ", Ponto turístico da Cidade de Fraiburgo e as Praças Maria Frey e Gabriel Evrard, o Grupo Teatral vai encenar a descoberta da imagem da os 5 Principais Milagres de Aparecida reconhecidos Pela Igreja .

Na novena em Preparação a Romaria, com o tema " Sob o Olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus ", refletiremos Os Milagres de Nossa Senhora , a Santa Aparecida !
 


O Teatro Inicia Às 9h00min , na Av. Na. Beira Lago - Lago das Araucárias - Centro de Fraiburgo


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

07/10 - 5º dia de Novena - Maria, olhar que salva!

Nossa Senhora Aparecida ampara todos os dias, aquelas pessoas que pedem a sua intercessão em algum momento de dificuldade e aflição.
Neste ano,  a Novena e Festa da Padroeira recorda os milagres atribuídos a Nossa Senhora, e no 5º dia da novena o tema é: Maria: Olhar que salva.
Neste dia será refletido o milagre do menino que se afogava.
História: Em  1862, o menino Marcelinho, de três anos de idade, brincava no terreiro da casa de seus pais. A casa ficava à margem do Rio Paraíba do Sul, em Aparecida.
 Ao subir no piloto do barco, a criança caiu de ponta-cabeça no rio.  Não muito distante, dois pescadores assistiram à cena e gritaram por socorro.
 Dona Angélica e sua filha Antônia se ajoelharam pedindo à Virgem Aparecida que acudisse o pequeno Marcelino.
 O pai logo correu para sua canoa e, remando em desespero, alcançou o filho que já estava distante, na curva do Morro das Pitas.
Agarrou- o pelos cabelos e viu que, milagrosamente, o menino permanecia boiando e sem engolir a água do rio.

NOSSA SENHORA APARECIDA, ROGAI POR NÓS!

 

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nossa História... 2008!



Estamos celebrando a 9ª Romaria em louvor a Nossa Senhora Aparecida...
O tema deste ano é: Com Maria, discípula e missionária, escolhemos a vida!


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

06/10 - 4º dia de Novena - Maria, olhar que transforma!

          Nossa Senhora volta seu olhar Nossa Senhora volta seu olhar carinhoso àquele que suplica a sua intercessão.
          É através do olhar misericordioso de Maria que, todos os dias, pedimos sua proteção para que nossa vida seja oferecido o vosso amado Jesus.
          No 4º dia da novena vamos refletir sobre o olhar transformador de Maria e o milagre do cavaleiro ateu.
          História: Residia em Cuiabá (MT) um cavaleiro que, além de não ter fé, era abusado. Costumava zombar dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Chegou a apostar que era capaz de entrar a cavalo na igreja e que nada lhe aconteceria por seu ato de sacrilégio. Na frente dos devotos, montou em seu cavalo e dirigiu-se a galope para a entrada da Capela da Santa.
          Diante da igreja, o cavaleiro puxa as rédeas e dá de esporas, mas o cavalo refuga. A pata do animal prendeu-se na pedra do primeiro degrau da escada, deixando ali, para sempre, as marcas da petulância do cavaleiro. Arrependido, o fazendeiro apeou do cavalo e entrou no templo suplicando o perdão por sua loucura.


sábado, 11 de setembro de 2010

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção.

Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

05/10 - 3º dia de Novena - Maria, olhar que liberta!

A Novena de Nossa Senhora Aparecida deste ano faz referência aos olhares de Maria, além de fazer menção a cada um dos milagres realizados pela intercessão da Mãe Aparecida.
O tema do 3º dia da Novena é Maria: Olhar que liberta.

Neste dia será contado aos devotos o milagre do escravo Zacarias que foi libertado das correntes na porta da Capela de Nossa Senhora Aparecida.

História: O escravo Zacarias estava sendo reconduzido à fazenda de onde fugira, em Curitiba (PR). Preso por grossas correntes, ao passar perto do Santuário, Zacarias pediu ao seu feitor que o deixasse rezar na porta da Capela da Santa Aparecida.


Recebendo autorização, o escravo se ajoelhou e rezou uma prece sentida.

O que teria pedido? De seus pedidos não sabemos. Mas sabemos a resposta da Virgem Negra lhe deu: as correntes milagrosamente se soltaram, deixando-o livre e feliz.

fonte: http://www.santuarionacional.com/festadapadroeira2010/?p=262

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Conheça um pouco mais do Grupo Ir ao Povo (Projeto Pe. Zezinho)


O Grupo ir ao Povo também estará presente na 11ª Romaria em Louvor a Nossa Senhora Aparecida
Bairro Bela Vista - Fraiburgo/SC
12/10/10

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

04/10 - 2º dia de Novena - Maria, olhar que ilumina!

      A Novena de Nossa Senhora Aparecida neste ano medita os Olhares de Maria sob seus filhos.
       No 2º dia da Novena o tema a ser refletido é “Maria: Olhar que Ilumina”.
       O devoto de Mãe Aparecida é nesta noite, convidado a acender uma vela em seu coração, como aconteceu com o povo simples da vila dos pescadores que encontraram, acolheram e rezaram todos os dias aos pés da Imagem da Virgem Maria.
       História: No arraial dos pescadores havia a devoção das rezas ao entardecer. Estando a noite serena, repentinamente se apagaram as duas velas de cera que iluminavam a Senhora Aparecida.
       Houve espanto entre os devotos. E, querendo dona Silvana da Rocha, mãe do pescador João Alves, acender as velas apagadas, estas se acenderam por sim mesmas.

Para muito além das velas, acende-se no coração daquele povo simples e fiel a luz da fé!


 fonte: http://www.santuarionacional.com/festadapadroeira2010/?p=251

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Nossa História... mais de 2007!

É a 8ª Romaria em louvor a Nossa Senhora Aparecida e o 9º ano de Serenata!


Comunidade Matriz - Participação na Serenata


Devotos de Nossa Senhora...
Crianças demonstrando seu carinho pela mãezinha do céu!


Lembranças da Serenata


Pe. Heriberto
"Fica sempre um pouco de perfume, nas mãos que oferecem rosas..."


Oferta de Flores



As Crianças sendo acolhidas no colo da Mãe!







12/10/07 - Nossa Senhora Aparecida

Eis a Mãe Aparecida!
O povo de Deus unido celebrando a Eucaristia e louvando a Mãe de Jesus!
Celebração Eucarística
Mais um ano passou... Até 2008!

domingo, 5 de setembro de 2010

03/10 - 1º dia de Novena - Maria, olhar que desperta!

             A novena de Nossa Senhora Aparecida 2010, irá meditar durante os nove dias que antecedem a Festa da Rainha e Padroeira do Brasil, os milagres realizados por sua intercessão.
             No dia 03/10, os devotos da Mãe Aparecida são convidados a refletir e a vivenciar a história dos três pescadores, que encontraram no Rio Paraíba do Sul a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
             História: Era o ano de 1717 e os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, a pedido de autoridades, saíram para pescar.
             Deviam trazer peixes para o governador, o Conde de Assumar. Tentaram a noite toda sem nada conseguir: chegando ao Porto de Itaguaçu, ao lançar a rede, João Alves puxou-a e nela veio o corpo de uma imagem quebrada.
             Continuou seu trabalho cheio de esperança e, em seguida, veio a cabeça da imagem. Foi um aviso do céu. Daquela hora em diante pescaram muitos peixes.

Foi o começo da maravilhosa história de
Nossa Senhora Aparecida.


fonte: http://www.santuarionacional.com/festadapadroeira2010/?p=227

sábado, 4 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO 11ª ROMARIA EM LOUVOR A N. SRA APARECIDA - 2010



Todos os dias - Oração do Terço: 18h30min
Missa - todos os dias 19h30min


03/10 - Maria: Olhar que desperta!
Participação: Dom Luiz Carlos Eccel – Bispo Diocesano


04/10 - Maria: Olhar que ilumina!
Participação: Pe. Angelo M. da Cruz – Anita Garibaldi


05/10 - Maria: Olhar que liberta!
Participação: Pe. Miguel Dobrychtop – Três Barras


06/10 - Maria: Olhar que transforma!
Participação: Pe. Valmir Pasa – Major Vieira


07/10 - Maria: olhar que salva!
Participação: Pe. João Luiz Lemos – Lebom Régis


08/10 - Maria: olhar que cura!
Participação: Pe. Fabio Farias – Rio das Antas


09/10 - Maria: Olhar que intercede!
Participação: Pe. Rodimar Rafaelli - Fraiburgo


10/10 - Maria: Olhar que evangeliza! – SERENATA –
Participação: Pe. Wilson Maiorki – Fraiburgo


11/10 - Maria: Olhar que Protege!
Participação: Pe. Heriberto dos Santos – Timbó Grande


12/10 – NOSSA SENHORA APARECIDA – Padroeira do Brasil
9h00min Teatro Aparecida das Águas – Grupo Teatral Paixão
Início da Procissão – Lago das Araucárias
10h30min Santa Missa
13h00min Bênção das lembrancinhas com aspersão
14h00min Bênção das famílias com aspersão
14h30min Coroação de Nossa Senhora
Benção das crianças com distribuição de doces


15h00min SHOW NACIONAL CATÓLICO COM GRUPO IR AO POVO (PROJETO PE. ZEZINHO)


Programação Festiva
6h00min Alvorada Festiva
12h00min Almoço com churrasco, galinhas assadas e saladas em geral
17h30min Tarde Dançante com entrada livre
Animação: Grupo Charla de Galpão


* Sorteio da Rifa da Festa, durante o matinê

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nossa História... 2007!

       No ano de 2007, iniciamos a programação das novenas e da Romaria em comunhão com o Santuário Nacional de Aparecida, a casa da Mãe!
       Celebramos a 8ª Romaria em louvor a Nossa Senhora Aparecida, com o tema "Com a Mãe Aparecida, proclamar as bem-aventuranças em nosso chão!"
       Refletimos o texto bíblico de Mt 5, sob o olhar carinhoso de Nossa Senhora!

A Mãe que acolhe seus filhos!











Local externo preparado para oração













A benção da Mãe aos filhos...













Pe. Heriberto







O Povo de Deus que celebra a com a mãe Aparecida!








N. Sra Aparecida abençoa a Juventude!









É dia de Serenata e Nossa Senhora nos espera na janela!


Continua...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Olhar para Maria...


Olho para as imagens de Maria mas não falo com elas.
Maria não está lá.
Vou ao templo a ela dedicado, mas não falo olhando para a sua imagem.
Maria não está lá.
Tenho imagens dela no meu escritório e no quarto,
mas não falo com suas imagens.
Maria não está lá.
Canto sobre Maria e para Maria, sem olhar para sua imagem.
Maria não está lá.
Em geral, olho a escultura, depois perco os olhos no infinito, às vezes os fecho e imagino Maria, lá onde ela está, no colo infinito de Deus, ao lado de seu divino Filho.
Então eu lhe digo coisas. E peço que interceda por mim, porque, de Jesus e de orar e interceder, Maria entende mais.
Não sou um cristão mariano, sou um cristão Cristocêntrico, mas exatamente por colocar o Cristo Jesus o tempo todo no centro da minha fé tornei-me também mariano.
Percebo Maria, porque, quem está perto de Jesus nunca está longe de Maria, assim como quem está perto de Maria nunca está longe de Jesus.
A um amigo de outra religião que me perguntou por que sou cristão falei de Jesus. Sou cristão por causa dele, não por causa dos seus santos. Mas sou-lhe grato pelos santos que ele nos deu.
A outro amigo que me perguntou por que fiz tantas canções para Maria, respondi que nunca ouvi dizer que um filho não gostasse de ver sua mãe elogiada.
Maria não é deusa, mas nunca ninguém neste mundo esteve tão perto de Deus quanto ela. Afinal, o Filho de Deus morou no seu ventre por nove meses e esteve lado a lado com ele por mais de trinta anos. Maria é cristocêntrica. Ela aponta o tempo todo para o centro que é Jesus e este, para a Santíssima Trindade.

Pe. Zezinho, scj.